Treino em foco: além de estudar, candidato tem que se preparar para teste de aptidão física

Corrida é uma das provas do Teste de Aptidão Física nos concursos

Quando o jornalista Ayrton Alves da Silva conseguiu realizar o sonho de passar no concurso para a Policial Rodoviário Federal não imaginava que seria reprovado pelo teste de aptidão física. Ele revela que, mesmo não tendo atingido os pontos nas provas de corrida, barra, salto e abdominal, não desistiu do seu sonho e, agora, estuda e treina todos os dias para a nova seleção da PRF. O teste de aptidão física elimina oitenta por cento dos candidatos nos concursos que exigem esse tipo de prova.

“Estou estudando muito e, fazendo treinos diários com o treinador físico, Dárcio Galdino, para passar no próximo concurso da PRF. Não vou desistir do meu sonho”, ressalta Ayrton Alves da Silva.

O treinador é instrutor da Polícia Militar em Patos e também faz a preparação de candidatos a concursos do CFO e de outras polícias. Ele trabalha com treinos desde fevereiro de 1990. “Quando três jovens foram à minha procura, porque tinham sido aprovados no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e teriam que se submeterem a um teste de aptidão física que seria barra, abdominal – salto em distância e corrida de 2.100 metros em 12 minutos. O mesmo seria realizado dentro de quatro meses em Recife e graças a Deus deu tudo certo. Em dezembro do mesmo ano, as três primeiras mulheres que passaram no concurso para a Polícia Militar na cidade de Patos,também me procuraram pois teriam que realizar o Teste de Aptidão Física que seria realizado em João Pessoa-Pb no antigo CEFAP hoje Centro de Ensino da Policia Militar e foram aprovadas.Desde então nunca mais parei de realizar esse trabalho”.

De acordo com o professor Dárcio, o segredo do sucesso para passar no Teste de Aptidão Física é seguir rigorosamente o edital do concurso, ocar exclusivamente nas disciplinas das provas e dedicar-se aos treinos com disciplina, dedicação e determinação, além de esquecer festas, bebidas,namoro e feriados,descanso só aos domingos”, alerta o professor.

Dácio Galdino é treina candidatos para teste de aptidão física

Dácio revela que quando os jovens o procuram preocupados com a prova de aptidão física, ele faz uma avaliação de como eles chegam e acompanha a evolução. “Com o passar dos dias os alunos começam a perceber a melhora no condiconamento e na realização dos treinos. Eles ficam calmos e os rendimentos só melhoraram, conseguindo assim exito total na realização do teste de aptidão física a que eles vão se submeterem.

Formado em Educação Física em 1983, Dácio trabalhou em escolas estaduais , Ele, que é faixa preta em Judô, abriu uma em 1987, uma academia de musculação, a Salutar durante 18 anos. “. Deixei a musculação e , em 2007, ingressei no Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do III-Batalhão de Polícia Militar de Patos, como instrutor de Educação Física dos Cursos de Formações de Soldados. E continuo treinando jovens para realizarem Testes de Aptidões Físicas no Exercito , Marinha, Aeronáutica , Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Bombeiros e agentes penitenciários.

Sobre Lílian Moraes

Jornalista profissional, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apaixonada por moda e todo o universo fashion.