Barbear perfeito

É importante tomar cuidado para não machucar a pele

Se você trava uma briga com a lâmina de barbear toda vez que vai fazer a barba, veja as dicas dos especialistas de como manter a pele lisinha, sem irritações e pelos encravados.

Os pêlos que temos pelo corpo são feitos de queratina e outras proteínas, que são basicamente os mesmos componentes do cabelo e das unhas. De todos os pêlos, os da barba são os mais elásticos e resistentes. São cerca de 25 mil fios no rosto de um homem, que crescem em média meio milímetro a cada 24 horas.
O pêlo encravado, ou foliculite, é a inflamação do folículo piloso, que é a estrutura que fica dentro da pele e dará origem ao pêlo.

Quando o folículo inflama, há uma proliferação de células e acúmulo de líquido, formando uma bolinha vermelha na pele que enterra o pêlo e faz com que ele não consiga “sair” com facilidade.
Quando se faz a barba, o atrito da lâmina de barbear causa pequenos cortes (muitas vezes impossíveis de enxergar) que acabam sendo infectados por bactérias, daí a pele inflama e incha. O pelo cresce no meio dessa inflamação e encrava.

Como evitar e tratar
O ideal é tomar cuidado para não machucar a pele ao se barbear. Utilizar um gel ou creme calmante pós-barba e cosméticos de qualidade também é legal.

Quando o problema é muito grave, com muitas regiões inflamadas, deve-se procurar um dermatologista!

Uma boa saída pra evitar os pêlos encravados é fazer uma leve esfoliação todo dia durante o banho ou pela manhã. Para isso é só utilizar um sabonete esfoliante ou outro produto indicado por um dermatologista que tem umas pequenas partículas que removem as células mortas que ficam na última camada da pele.

Tratamentos com laser
O tratamento com laser para desencravar os pêlos pode ajudar e aliviar muito o problema. Com uma única aplicação, o pêlo é enfraquecido sem que ele seja eliminado. Também é possível aplicar o laser só na faixa onde a inflamação é muito intensa, normalmente na região do pescoço, por causa do suor e do atrito com as golas das roupas.

Novos produtos
A linha Sr. N, que desde 1979 oferece produtos diferenciados e dirigidos ao cuidado e bem-estar do homem, possui produtos que protegem e hidratam a pele do rosto do homem. O Creme de Barbear Espumante e a Espuma de Barbear, com Óleo de Café Verde e Óleo Essencial de Candeia, amaciam a barba e criam uma camada protetora. O Balm Após Barba contém uma fórmula exclusiva que proporciona secagem imediata, mantendo a pele saudável e auxiliando na hidratação, sem deixá-la oleosa.

Já a Loção Após Barba contém em sua formulação óleos essenciais de cedro e vetiver, proporciona sensação refrescante e alívio após o barbear, além de deixar sua pele agradavelmente perfumada. Acompanhando a mesma fragrância a empresa inovou na perfumaria com o lançamento do Desodorante Colônia.

Dicas
·Umedeça uma toalha com água morna e deixe ao redor do rosto durante uns 2 minutos antes de fazer a barba;

·Se possível, faça a barba com navalha ou com aparelhos novos, de duas ou mais lâminas;

·Jamais faça a barba sem espuma ou creme. Eles ajudam a lâmina a deslizar;

·Para potencializar o barbear, utilize um pincel para formar uma espuma mais espessa, amaciar e levantar os pêlos da barba;

·Barbear-se durante ou após o banho, utilizando água quente que dilata os poros e amacia os pêlos, facilitando o deslizar da lâmina de barbear;

·Fazer a barba no sentido do crescimento ajuda a evitar pêlos encravados e irritação da pele;

·Deixe por último as regiões onde a barba é mais cerrada e grossa. Comece pelas bochechas e costeletas, depois área do lábio, queixo e por último o pescoço;

·Ao terminar, enxágüe com bastante água fria para fechar os poros e aplique um gel, balm ou creme pós-barba;

·Sempre que possível não faça a barba um dia da semana, para a pele descansar.

Sobre Lílian Moraes

Jornalista profissional, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apaixonada por moda e todo o universo fashion.