Artesanato da Paraíba na Maison d’Excepcions em Paris

 

Artesanato de luxo made in PB

A Natural Cotton Color, marca de moda sustentável produzida com algodão colorido orgânico na Paraíba, vai oferecer produtos artesanais inovadores para grandes marcas de luxo no Maison D’Exceptions, de 16 a 18 de fevereiro, na capital francesa. É a primeira vez que uma empresa brasileira é selecionada para expor no evento.

Com o slogan “Conhecimento, o antídoto à padronização”, o Maison D’Exceptions se define como uma zona experimental de alta criatividade cujo objetivo é apresentar habilidades e competências de artesãos e designers para a indústria da moda dentro da Premiére Vision Paris.

Francisca Vieira, CEO da Natural Cotton Color, revela que o convite para participar da seleção aconteceu em setembro de 2015, durante a presença da marca na Premiére Vision Paris. Na ocasião, ela levou, estrategicamente, três amostras de peças feitas à mão e, com isso, garantiu a visita de um representante da direção no estande. “Eles nos disseram para exibir nosso artesanato de forma inovadora. Desta forma, introduzimos novos desenhos e novos materiais e enviamos para a curadoria. Deu certo”, comemora.

“As técnicas são as tradicionais, mas com uma ‘pegada’ contemporânea, com releitura e inovação no design e também com a criatividade no uso dos materiais”, ressalta.

As peças artesanais são de macramê e festonê, renda renascença e rede de pesca e também a técnica do capitonê.

O Maison D’Exceptions é um espaço para demonstrar as habilidades e as competências do fazer artesanal e produtos inovadores para vários atores internacionais da indústria da moda. São artesãos, produtores e designers mostrando suas criações para estilistas e empresários de grandes marcas. Há também oficinas que são divididas em três temas: Técnicas Vernaculares, Técnicas Ancestrais e Técnicas Contemporâneas.

A Natural Cotton Color vai levar, com o apoio do Sebrae-PB e do Programa do Artesanato Paraibano do Governo da Paraíba (PAP), as artesãs   Djanete Figueiredo da Silva, Maria de Fátima Jorge e Marlene Leopoldina Vital para o Maison D’Exceptions na França.

A Natural Cotton Color deve exibir, além do artesanato, tecidos de algodão colorido (a pluma já nasce com a cor, entre bege e marrom, sem uso de aditivos e corantes) e outros com tingimentos naturais feitos com plantas regionais como barbatimão, casca de cajú, entre outras.

Foto: Divulgação

Sobre Lílian Moraes

Jornalista profissional, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apaixonada por moda e todo o universo fashion.