Estudantes da Paraíba no Senai Brasil Fashion

Grayce, Virna, Alanne e Carina em coquetel na casa de Lenny Niemeyer

Virna Fernandes e Alanne Dias, de Campina Grande, e Carina Queiroz e Grayce de Farias, de João Pessoa, estudantes do SENAI da Paraíba, aproveitaram a fundo todas as etapas do segundo encontro do coaching promovido pelo SENAI Brasil Fashion, concurso que selecionou 24 alunos de moda da própria instituição, de todo país, para dois meses de treinamento.

Entre os dias 24 e 25 de outubro, os estudantes, divididos em duplas de estilista e modelista, se juntaram no Rio de Janeiro para mais uma batelada de atividades – o trabalho da turma é criar uma minicoleção de 3 looks, que será exibida num superdesfile com direito a tops na passarela. A edição 2017 tem como tema “Moda é Futuro. Futuro é Moda”.

Virna (estilista) + Alanne (modelista) apresentaram suas peças à coach Lenny Niemeyer, e Carina (estilista) + Grayce (modelista), a Lino Villaventura. Em seguida, assim como todas as duplas, elas também receberam a orientação de um time de consultores de peso: tira-dúvida de modelagem com Wilson Ranieri, dicas do stylist Daniel Ueda, escolha de casting por Ed Benini, e briefing para a trilha sonora por Max Blum e VJ Spetto.

“O segundo encontro é sempre determinante, porque os alunos trazem suas ideias materializadas. O resultado foi melhor do que eu esperava, mas esta geração me parece muito comportada. Vão precisar de coragem! Essa é uma oportunidade única de fazer seus delírios acontecerem. São só 3 looks na passarela, então tem que ser surpreendente, pois o desfile é um show”, apontou Lino. “Minha função aqui também é essa, de quebrar a resistência deles”, completou o estilista, que entre um encontro e outro fica em contato com a turma de coachees via WhatsApp.

O mesmo faz Lenny. “Esse grupo tá muito quieto! Vamos lá!”, provoca ela, quando as dúvidas no app cessam por algum tempo. Lenny faz questão de passar a mão no telefone ela mesma até encontrar um fornecedor ideal para suas duplas. “Fiquei surpresa com o resultado do trabalho neste segundo encontro, pois mesmo quem vem de lugares onde há menos oferta de matéria-prima, como é o caso das meninas de Campina Grande, consegue se virar e encontrar saídas”, disse a estilista. “Procuro não impor ideias, não sou de desfazer e mandar começar do zero. Mas falta entender mais sobre a execução – que tecidos se pode tingir em tempo hábil, por exemplo”, finalizou, mostrando que um pouco de tensão, assim como acontece nos desfiles profissionais, é mais do que normal no processo.

Senai Brasil Fashion 2017
Brasil Fashion é um projeto anual do SENAI criado em 2014 e visa fomentar a educação profissional do setor de moda por meio de um programa de treinamento que tem a duração de dois meses e que inclui a criação de uma minicoleção de moda, cujos passos são orientados por estilistas renomados.

O tema da edição 2017 é “Moda é Futuro. Futuro é Moda” e a cidade escolhida para receber os encontros do grupo e o desfile final é o Rio de Janeiro. Vinte e quatro alunos, organizados em 12 duplas (um estilista, um modelista), foram selecionados via edital, com projetos autorais, em dez Estados do país (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná e Goiás, além de Espírito Santo e Paraíba, que têm duas duplas cada). Os coaches Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga se responsabilizam por três duplas cada um. A coordenação do grupo fica a cargo do consultor de moda Jackson Araújo, que também contribui com palestras durante os encontros, e da produtora Tatiana Palezi, da Samba Mkt Ao Vivo, responsável pela idealização e realização do evento..

O Senai Brasil Fashion termina em alto estilo, com um desfile-superprodução construído com a consultoria de profissionais que são presença obrigatória nas mais importantes semanas de moda brasileiras, como Daniel Ueda, Wilson Ranieri, Carlos Pazetto, Ed Benini, Max Blum e Rodrigo Costa.

O desfile final vai acontecer no dia 27/11 no incrível Museu do Amanhã, projetado pelo espanhol Santiago Calatrava, na região portuária da cidade, com a presença de tops importantes, e também de modelos vindas de comunidades ao redor do Brasil. A experiência toda é gravada: o SBF se transforma no reality show “Desafio Brasil Fashion”, veiculado na TV a cabo.

Sobre o Senai Cetiqt
O Senai Cetiqtatua como principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional e é um dos mais destacados do mundo, com plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, de uma rede integrada de laboratórios e uma área de inovação, estudos e pesquisas, com foco em antropometria, comportamento e consumo, cor, design, economia criativa, prospecção tecnológica e mercadológica, além de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Sobre Lílian Moraes

Jornalista profissional, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apaixonada por moda e todo o universo fashion.