Gira Calçados movimenta setor em Campina Grande

Design e inovações tecnológicas no Gira Calçados

Calçadistas do Nordeste e lojistas de todo o Brasil se encontrarão mais uma vez para fazer negócios durante a 5ª edição do Gira Calçados, um dos maiores eventos do setor no Nordeste. Com rodada de negócios, capacitações, desfiles, 70 expositores e mais 250 lojistas, o evento ocorrerá de 10 a 12 de maio, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. A expectativa é de movimentar R$ 6 milhões em negócios, com vendas de calçados, carteiras, bolsas e acessórios em geral, entre outros.

De acordo com a gestora do projeto de Calçados do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, o Gira Calçados é importante para os pequenos negócios porque possibilita as empresas a buscarem de novos clientes.

“O evento potencializa o mercado regional, além de fomentar o conhecimento e as inovações dos pequenos negócios. É o momento que os empreendedores locais mais vendem dentro do próprio Estado”, informou. Ela disse que o Gira Calçados integra as ações de estímulo à cadeia produtiva do calçado no Estado, ligando o setor pelos eixos da capacitação, mercado e inovação. Esta edição contará, dentre os expositores, com marcas de 21 estados.

O evento é realizado pelo Sebrae Paraíba, Sindicato das Industrias de Calçados da Paraíba (Sindicalçados), a Federação da Industrias da Paraiba (FIEP) e Instituto Senai de Tecnologia do Couro e do calçado(IST).

Setor calçadista

A Paraíba é o terceiro maior produtor de calçados do país graças ao conjunto da cadeia produtiva, conforme a Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados). Dos 700 milhões de pares de calçados produzidos/ano no Brasil, 250 milhões são da Paraíba, que possui 20 mil postos de trabalho, conforme o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). De acordo com o Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba (SindiCalçados), a participação dos pequenosnegócios no setor de calçados é significativa, com 180 micro e pequenas empresas formalizadas no Estado.

Foto: Divulgação

Sobre Lílian Moraes

Jornalista profissional, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apaixonada por moda e todo o universo fashion.