Chocolate é bom para o coração

Além de gostoso, o chocolate protege o coração

Na Páscoa, chocolate vira epidemia. Este anos, milhares de toneladas do produto serão consumidas e a boa notícia é que a ciência comprova as qualidades nutricionais do chocolate. O chocolate é uma boa fonte de energia e pode até funcionar como estimulante do sistema nervoso central.

Além de delicioso, o chocolate é um alimento que proteger o coração e os vasos sangüíneos da aterosclerose.O principal componente benéfico são os chamados flavonóides.

Segundo a nutricionista Neide Fernandes,  essas substâncias atuam como antioxidantes, evitando a formação de radicais livres que atacam a parede das artérias.

Neide Fernandes explica que o chocolate quando produzido da massa do cacau ele tem Teobromama Cação e alguns deles incorporam a sacoareose. Os diets colocam edulcorante , manteiga de cacau, substâncias flavorizantes e outros constituintes como leite em pó, a gordura do leite, além de amêndoas, castanas e passas.

Colesterol

O chocolate é um produto de alto teor de carboidrato principalmente a sacarose e é rico em gorduras. Destas 35% são provenientes de ácido oléico (monoinsaturado ou seja que é bom para o organismo). 35% de ácido esteárico; 25% de ácido palmítico; ambos são saturados e 5% de outros ácidos graxos. O ácido estereático , embora saturado, não eleva os níveis de colesterol no sangue. O ácido oléico reduz levemente o colesterol, enquanto o ácido palmítico tem o poder de elevar o colesterol.

Embora 60% dos ácidos graxos do chocolate sejam saturados seu consumo não eleva os níveis de colesterol no sangue . Isso se deve ao fato do ácido estereático ser convertido em ácido oléico. Devido ao alto teor de flavonóide o chocolate tem sido associado ao risco de doenças cardíacas. Segundo Neide Fernandes , os flavonóides são provenientes do cacau que contém especialmente um tipo de flavonóide chamado Flavonol.

Sobre Lílian Moraes

Jornalista profissional, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apaixonada por moda e todo o universo fashion.