Saladas: Vitaminas e minerais fortalecem o cabelo, alisam a pele e previnem doença

Frutas e hortaliças, são poderosos antioxidante

As verduras e os legumes fazem da salada uma verdadeira usina de saúde. Muitos deles são considerados alimentos funcionais — aqueles que, além de alimentar o corpo com vitaminas e minerais, têm substâncias que fortalecem o cabelo, deixam a pele lisinha e previnem doenças.

Quando o assunto é comida de verão, a salada é campeã. Sempre foi e, até que outro prato se mostre tão refrescante quanto ela, sempre será. É também uma opção versátil — mais caprichada, pode ser transformada em prato principal ou único, se você estiver de dieta. Nesse caso, esqueça o trio alface, tomate e cebola. “Para valer uma refeição, além das vitaminas e dos minerais vindos dos legumes e das verduras, a salada precisa ter carboidrato e proteína. Para isso, acrescente grãos, croûtons, queijo magro, ovos, filé de frango, peixe grelhado”, escreve Bruna Trevisani em seu livro Saladas e Bufês Frios (Editora Melhoramentos).

Salada Caprese

Ingredientes
1/2 kg de mussarela de búfala 2 tomates grandes manjericão a gosto azeite a gosto

Modo de Preparo
Pique o tomate em tirinhas de um centímetro e a mussarela em fatias. Coloque a mussarela no centro da saladeira e disponha o tomate ao redor da mussarela. Regue o azeite, a gosto e enfeite com o manjericão.

Salada verde com endívias e molho picante

Ingredientes

Ingredientes da salada: folhas como alface, agrião, endívias (variedade de chicória com as folhas frisadas). Ingredientes do molho: 100g de maionese ligth, 1 pimentão grande, 1 cebola média, cheiro verde.

Modo de Preparo
Sem adição de água, bater no liqüidificador o pimentão, a cebola e o cheiro verde. Fora do liqüidificador misturar com a maionese. Colocar na saladeira as folhas inteiras e, na hora de servir, acrescentar o molho.

Salada de Camarão e Cravos

Ingredientes
450g de camarões cozidos, 1 1/4 xícaras de laranja Mandarim em gomos, escorrida (em lata), 1/4 xícara de cebola roxa picada, 1/4 xícara de amêndoas em fatias, torradas, 2 colheres (sopa) suco fresco de limão, 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (chá) de sementes de gergelim tostadas, 1/2 colher (chá) de gengibre sem casca ralado, 2 cravos (flores) para enfeitar

Modo de Preparo
Numa tigela média, junte todos os ingredientes, com exceção dos cravos. Divida a mistura de camarões em 4 pratos de servir. Enfeite com cravos e salada verde. Sirva.
Salada de Tomate, caqui e queijo branco

Ingredientes
2 tomates caqui grandes; sal e pimenta-do-reino moída na hora; 1 xícara (chá) de cebolas roxas cortadas no sentido do comprimento, de molho em água fria por 20 minutos; 1/4 xícara (chá) de folhas frescas de manjericão, picadas; 150g de queijo-de-minas branco, macio e cortado em cubos; 4 colheres (chá) de vinagre de vinho tinto; 1/4 xícara de azeite de oliva.

Modo de Preparo
Corte o tomate no sentido do comprimento e arrume sobre um prato. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Escorra bem as cebolas e espalhe-as sobre os tomates. Coloque o manjericão e o queijo. Despeje o vinagre e o azeite em fio fino sobre toda a salada. Sirva

Salada de bacalhau

Ingredientes
1/4 de xícara de cebolinha bem picada; 1/4 de xícara de salsa picada; 1/3 de xícara de azeite; 1/2 kilo de bacalhau; 1/2 cebola média picada; 1/2 limão; 250 gramas de fejão-fradinho; sal a gosto.

Modo de Preparo
Deixe o feijão de molho em água de um dia para o outro. Durante o mesmo período, deixe o bacalhau na água, trocando-a de vez em quando para tirar o sal. Coloque o feijão, coberto com água limpa, numa panela de pressão e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até os grãos ficarem al dente. Em panela comum, cozinhe o bacalhau, também coberta com água limpa, por 15 minutos. Quando esfriar retire as espinhas e desfie. Escorra o caldo do feijão e junte os grãos, ainda quentes , ao bacalhau desfiado. Adicione a salsa, a cebolinha, a cebola, o sal o azeite e o suco de limão. Misture tudo e sirva.

Frutos do mar
Ingredientes
Para esta receita, você vai precisar: 150 g de polvo cozido; 100 g de camarões descascados e cozidos; 100 g de langostim descascados e cozidos; 100 g de carne de caranguejo cozida; 2 tomates para salada; 1 cebola; 1 pimentão verde; 2 ovos cozidos; 50 g de pepininhos em conserva e 2 colheres de alcaparras. Para temperar, azeite de oliva, vinagre e sal.

Modo de Preparo
Coloque o marisco num pirex, os tomates, a cebola, o pimentão verde e os ovos duros, tudo picado de forma regular. Tempere tudo. Corte os pepininhos em pedaços muito pequenos e acrescente à salada junto com as alcaparras. Prepare o molho com 12 colheres de sopa de azeite de oliva, seis colheres de vinagre e o sal. Misture com todos os ingredientes.

Sobre Lílian Moraes

Jornalista profissional, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apaixonada por moda e todo o universo fashion.